27 de novembro de 2013

O BOM POVO PORTUGUÊS

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), há cinco meses que o desemprego tem descido em Portugal, agora de 1,1%, depois de um longo período de aumento. Mas, notícias mais frescas, agora do Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre deste ano a taxa de desemprego em Portugal foi de 15,6%, quando em março deste mesmo ano estava próxima de 18%, sendo muito cedo para cantar vitória, segundo as palavras de Pires de Lima. As pequenas e médias empresas, que contemplam o maior número da população trabalhadora, têm grande peso na estrutura empresarial deste país. Representam noventa por cento do tecido empresarial português.
 Mas há ainda um mar de gente, entre famintos, desesperados, e deprimidos pelas contínuas desgovernações deste país, que conduzem a situações mórbidas nas suas vidas.
Apesar dos índices focados, não há ainda o vislumbre de uma esperança, e, quando se tenta ver a luz ao fundo do túnel, mais não surge que um mero sonho que passou.
E até o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) vem dizer, categoricamente, que urge um alívio da austeridade, pois tudo o que se está passando é uma situação há muito não vista na história portuguesa, tendo-se perdido desde 2008 um em cada sete empregos – “a mais significativa deterioração do mercado de trabalho entre países europeus, depois da Grécia e de Espanha”.
Mas, afinal, “no Portugal de hoje há excesso de talento disponível, muito do qual se vê forçado a emigrar. Estamos pois num mercado em que os empregadores não têm que se esforçar muito para contratar talento, muito menos para o reter”, segundo as palavras do CEO da Liberty Seguros, José António de Sousa, que já deu grande contributo à Covilhã. As pessoas querem trabalhar numa situação de respeitabilidade “em que seja claro que as oportunidades de carreira assentam no reconhecimento meritocrático puro e duro, e não para quem é amigo do chefe”, segundo as suas eloquentes palavras, “porque o ser humano é intrinsecamente bom e honesto”, sendo de primordial importância a existência ”duma cultura de empresa em que se celebra o êxito, com uma hierarquia o mais horizontal possível, numa cultura em que é a qualidade do indivíduo, e o seu contributo ao êxito coletivo, e não o pomposo do título que ostente” que vai direcionar-se para o sucesso, ainda acrescentou.
O pensamento retrai-se para os tempos que jamais pensávamos passar, na sua similaridade, das conversas de nossos pais e avós, para os anos 30 e 40 do século passado, durante e nos pós grande guerra mundial: racionamento, greves, guerras civis, bancarrota, atentados.
Não havendo no entanto qualquer perigo do retorno ao antes do 25 de Abril, nem o desejo convertido de “Oh Tempo Volta Pra Trás”, na memória do recentemente desaparecido António Mourão, o que é certo e verdade é que, para muitos e muitos portugueses e portuguesas de boa vontade, os versos “As horas pra mim são dias; os dias pra mim são anos; recordação é saudade; saudade são desenganos” ficam-lhes bem expressos nos vincos que fazem rugas nas suas faces com ar de sofrimento.
E não há Guião da Reforma do Estado, ainda que com ridículas 112 páginas em corpo 16 e espaçamento a duas linhas, que venha resolver a situação futura do país.
O economista Vtor Bento apontou a necessidade de um “pacto político-social” entre os partidos considerando que mais que o seu conteúdo os políticos se devem “habituar a conversar e a encontrar pontos de compromisso” porque “não adianta ter razão sozinho”.
Temos que voltar a viver sem as algemas da troika e sairmos deste terrível protetorado.
É indubitável que muitos maus exemplos vêm de quem nos governa, e daquela instituição que se chama Assembleia da República, onde se insere a loira, segunda representante máxima de todos nós; dos ministérios, e da Presidência da República, que, aos brados de quem sente os sofrimentos de vária índole, quantas vezes não cantarão, para dentro de si, o “Tiro Liro Liro”, da Amália Rodrigues.

(In "Notícias da Covilhã", de 28.11.2013)

Sem comentários: