11 de novembro de 2013

FALECEU COUCEIRO, VELHA GLÓRIA DO SPORTING DA COVILHÃ

Chegou-nos a infausta notícia da morte de Bento da Silva Soares Couceiro, em 27 de outubro, antigo defesa esquerdo do Sporting Clube da Covilhã, dos tempos da I Divisão Nacional, e depois na II, onde foi grande obreiro em muitas vitórias.
Encontrava-se há muitos anos radicado em Gouveia, onde treinou o Desportivo local e era muito acarinhado pelas suas gentes, como também o fôra aquando da sua permanência na Covilhã, quer como atleta de alto gabarito, quer como treinador dos juniores, quer ainda como comerciante.
Nasceu em 26 de dezembro de 1931, em Tentúgal (Montemor-o-Velho). Era casado e tinha dois filhos.
Depois de ter deixado a Covilhã como comerciante de vestuário, assentou arraiais em Gouveia, continuando a sua atividade de comerciante, mas agora na restauração, a par da continuidade de treinador de futebol.
Iniciou o futebol nos juniores do Sporting Clube de Portugal (duas épocas), em 1949/50, tendo representado o clube leonino até 1951/52.
Foi cedido, a título provisório, ao Luso F.C. (Barreiro), estando um ano neste clube, após o que regressou ao Sporting, em 1953/54.
Acabou por ser dispensado ao Sporting da Covilhã (SCC), na época de 1954/55, ocupando o lugar de defesa esquerdo, com todo o mérito, até 1963, altura em que lhe foi prestada uma justa homenagem na sua festa de despedida, terminando assim a sua carreira como jogador.
Foi várias vezes o capitão do SCC, tendo chegado a ser convocado para os treinos da Seleção Nacional, juntamente com Fernando Cabrita e José Rita.
Depois do SCC, passou a exercer o cargo de treinador do Desportivo de Gouveia, Mangualde. Guarda e Académico de Viseu, tendo antes desempenhado o cargo, no SCC, quando faltava o técnico e também nos juniores.
No C. D. Gouveia levou o clube à II Divisão Nacional, onde permaneceu sete anos.
Perguntei-lhe um dia qual o melhor momento que passou no SCC, tendo Couceiro se direcionado para o quinto lugar obtido na I Divisão nacional; o ter sido campeão da II Divisão Nacional, na época de 1957/58 e na Final da Taça de Portugal, e ainda tantos outros ao longo dos anos que jogou nos Leões da Serra.
Duma breve estatística da sua passagem pelo SCC, obviamente que só reportada ao tempo em que participou na I Divisão Nacional, pois também ainda jogou na II Divisão quando o clube baixou, Couceiro efetuou 142 jogos e marcou 5 golos neste campeonato nacional, hoje I Liga.
Participou ainda no regresso do clube à I Divisão, e foi campeão da II Divisão, em 1957/58.
Já na Taça de Portugal integrou a camisola dos leões serranos em 19 jogos e marcou 4 golos.
Foi dos jogadores mais utilizados na I Divisão Nacional, ao serviço do Sporting da Covilhã, com 142 presenças, como já referi, situando-se em sexto lugar, sendo que o falecido Pedro Martin foi o que teve mais presenças, com 194 jogos e 25 golos, seguido de Carlos Ferreira, Helder Toledo, António José (guarda-redes) e Amílcar Cavem. A seguir a Bento Couceiro, nas presenças com a camisola serrana, surgiu João Tomé, com 138 e 41 golos, ainda vivo, embora muito doente, assim como Amílcar Cavem. Todos os restantes já faleceram.
Como melhores marcadores na I Divisão Nacional de Futebol, no SCC surge André Simonyi, já falecido, que, em 86 jogos marcou 74 golos. Seguiram-se Vitoriano Suarez, ainda vivo, residente no Brasil, que em 97 jogos marcou 66 golos; depois Manuel Livramento, falecido, que em 121 jogos marcou 53 golos.

Que Deus tenha em paz esta Velha Glória do Sporting Clube da Covilhã.

(In "fórum Covilhã", de 29.10.2013; "Notícias da Covilhã", de 31.10.2013; e "Notícias de Gouveia", de 08.11.2013)

Sem comentários: