28 de janeiro de 2005

D. QUIXOTE E OS SANCHOS-PANÇAS

No domingo, 16 de Janeiro, lá estivemos na Catedral da Guarda, na cerimónia da tomada de posse de D. Manuel da Rocha Felício, como Bispo coadjutor, com direito de sucessão a D. António dos Santos.
O templo estava repleto. Era a grande festa, com forasteiros de todas as zonas da diocese da Guarda. As pessoas baixinhas a empurrarem para a frente as mais altas, procurando um espaço, um pequeno ângulo, tentar sobrepor-se às cabeleiras mais elevadas, algumas ainda a cheirar a cabeleireiro, numa ânsia de poderem ver o novo Bispo, e o restante cortejo, já que lhes ofuscavam as suas vistas, mesmo pondo-se nos bicos dos pés.
Vários presidentes de câmaras dos concelhos da diocese da Guarda, e outras entidades, assistiram, como nós, ao grande cortejo de vários Bispos, liderados pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, com dezenas e dezenas de padres.
E vieram gentes, muitas gentes, algumas com os fatos a cheirar a naftalina; gentes dos meios rurais aos citadinos; alguma comunicação social atrasada; seminaristas engravatados; pessoas com cartazes das suas terras; davam uma vivência forte ao acto, há muito não vista.
Desejamos, de facto, uma voz que se faça ouvir, num grande eco, como algumas excelências reverendíssimas o fizeram em determinadas regiões do País, assim tendo contribuído para que ficassem marcas vincadas das suas personalidades, não só nessas cidades, como em todo o País, porque as suas vozes não doíam.
Uma palmada nas costas, e, Manuel Lúcio, de Manteigas, falou-nos do Noticias da Covilhã, ali mesmo na catedral.
Afinal, Notícias da Covilhã já completou 92 anos no passado dia 12 de Janeiro, e, quando este Semanário – o mais antigo da Região – havia ultrapassado meio século, iniciámos o primeiro contacto escrito, com um texto publicado no dia 14/11/1964, já lá vão 41 anos! Parabéns, Notícias da Covilhã.
Começámos o ano de 2005, como numa triste e leda madrugada. Enquanto uns acordaram com sonhos lindos, um formigueiro de cidadãos levantou-se atarantado. Que mal fizemos nós, Senhor?!
Mas, neste ano, há várias efemérides: a morte do escritor Miguel Torga, há dez anos, em 17 de Janeiro de 1995, deixando uma obra com meia centena de títulos; e também a morte de Inês de Castro, acontecida há 650 anos, em 7 de Janeiro de 1355.
Sobre o que se está a passar no País, com o Cortejo de Oferendas a favor do dia 20 de Fevereiro, continuam as trapalhadas, as gaffes, as promessas, os avisos, os insultos, as ironias, as admirações, as estranhezas, o insólito; as contradições; o que hoje é verdade, amanhã é mentira; alvoroçam-se os boys e as girls, todos querendo pegar na caldeirinha do Sr. Prior, nesta aldeia grande – que este ano a Páscoa é mais cedo.
E, por isso, nada mais apropriada que uma efeméride mais para este ano: a morte do criador do Zé Povinho, Rafael Bordalo Pinheiro, há 100 anos, na madrugada de 23 de Janeiro de 1905. Hoje seria de oportunidade o seu semanário “A Paródia”.
Mas, também os 400 anos de “D. Quixote de La Mancha”, por Miguel de Cervantes, constituem uma outra efeméride para este ano.
Com o País suspenso numa das maiores crises da sua existência, navegando na fronteira entre a esperança e o desespero, esperemos que D. Quixote, que chegará à Mancha em 20 de Fevereiro, não tome os moinhos por gigantes, e com “choque de gestão” ou “plano tecnológico”possa encontrar o caminho certo para a sua Dulcineia.
Durante a marcha de D. Quixote, com o seu cavalo Rocinante, e com os pensamentos naquela sua dama, já não encontramos um único Sancho Pança, mas vários sanchos-panças, servos fiéis de D. Quixote.
Esperamos que D. Quixote encontre o rumo certo, e que os sanchos-panças possam, de facto, ser os fiéis escudeiros, pois necessitamos que La Mancha prospere, mas antes, recupere, em marcha acelerada.
Para ultimar esta crónica, de novo um recado à Câmara da Covilhã: quando é que intervém na limpeza da cidade, tornando-a mais limpa, eliminando, de vez, com as cagadelas dos cães e dos gatos, que grassam pelos passeios, e não só, de toda a cidade, agora em que se inicia a despoluição das nossas ribeiras.
Crie-se legislação adequada, como sucedeu em Braga, e noutros concelhos do País, obrigando os donos dos canídeos e felinos a respeitarem o ambiente. Ou é necessário chamar D. Quixote?

(In “Notícias da Covilhã”, de 28/01/2005)

Sem comentários: