30 de abril de 2009

AMIGOS DO SP. COVILHÃ REÚNEM VELHAS GLÓRIAS


“Velhas Glórias” do SCC, no intervalo do jogo Covilhã – Mealhada, no final do almoço e da homenagem que lhes foi prestada pela APAE Campos Melo, em 28/09/1991 (sábado).

A história repete-se. Independentemente do gráfico de altos e baixos, ou de uma certa estabilidade, por que passou e passa a colectividade serrana, as memórias perduram e ultrapassam as várias gerações, com uma ou outra pedra a salientar-se como que do rochedo da nostalgia.
E até o País se envolve, de quando em vez, trazendo à baila figuras e factos da colectividade.
Isto é normal no associativismo. E noutras colectividades. Ainda há pouco tempo o Sporting Olhanense lançou uma caderneta de cromos dos seus atletas, de várias gerações, com grande sucesso.
Na Internet há um blog – www.cromodoscromos.blogspot.com - onde se podem ver cromos saídos, em tempos, de antigos atletas, geralmente da I Divisão e I Liga, entre os quais vários do SCC, diariamente actualizado.
Nem sempre as colectividades – como o Sporting da Covilhã – podem abarcar com a responsabilidade e trabalho na celebração de todos os seus eventos.
Salientam-se assim indómitas vontades na envolvente de acontecimentos que se revestem de algum ineditismo, do agrado dos participantes, e que, se não fosse esse entusiasmo, não se criavam mais páginas da história.
Assim aconteceu há quase duas décadas, com a satisfação de ter tido empenho na sua concretização.
Foi o início de passar das ideias germinadas no horizonte mental, para o papel, a história escrita dos obreiros dos Leões da Serra, nas suas várias vertentes, com tudo aquilo que foi ledo como também de alguma tristeza; enfim, um mundo que desconhecia na sua globalidade.
Hoje é objecto das maiores alegrias e num ponto de encontro de boas vontades para o maior e continuado conhecimento do maior clube, e mais representativo da Região; portanto, não exclusivo da Covilhã.
No célebre sábado, chuvoso, de 28/09/1991, na CMC e num restaurante da cidade, apinhado, responderam ao convite da APAE Campos Melo, onde então era dirigente, e pela via dos jornais desportivos regionais e nacionais (estes últimos ainda não eram diários), mais de trinta “Velhas Glórias do SCC”, entre antigos atletas e dirigentes, em exclusivo da antiga I Divisão.
Nessa altura, não puderam comparecer e enviaram mensagens de saudade: Simony, Cabrita, Suarez, Ramalhoso, Diamantino, Coureles e Sarrazola.
Volvido este tempo, já só o Cabrita, Suarez e Coureles pertencem ao mundo dos vivos, e os dois primeiros doentes.
Dos presentes na homenagem de então, já faleceram o António José, Domiciano Cavém, Carlos Ferreira, Franklim, Hélder, Rita (que esteve representado pela irmã), Leite (o único que não havia jogado da I Divisão), Martin, Picareta, Roqui, Simões; e também os dirigentes José Santos Pinto, Luís Filipe Mesquita Nunes, Carlos Xistra e José de Sousa Gaspar, num grupo de cerca de 130 pessoas. E outro, o Tomé, acaba de ser acometida de doença súbita.
Pois bem, dando continuidade aos sentimentos de aderência à causa serrana, as suas figuras e os seus factos, na envolvente entusiástica pelo nosso Clube, de muito carinho, há que enaltecer os grandes obreiros por esse entusiasmo, coordenados por Carlos Miguel Saraiva, conseguindo, com o grupo de entusiastas, ligados à comunicação social e fotografia, dar continuidade à história do SCC, renovada, dia a dia, agora pela imagem, recordando muitas das suas equipas, e biografia dos seus atletas, não pela via do papel, mas pela grande revolução da Internet, onde podem consultar no blog www.historiascc.blogspot.com.
Por último, no próximo dia 1 de Maio (6.ª Feira), num restaurante da cidade, vão-se reunir, num jantar, cerca de centena e meia de entusiastas, em redor de cerca de setenta antigos atletas do Sporting Clube da Covilhã, já confirmados.
É um evento muito interessante para as memórias, na tranquilidade duns momentos de convívio, do maior Clube da Beira Interior.

(In Tribuna Desportiva, de 28/04/2009, Diário XXI, de 29/04/2009, Notícias da Covilhã, de 30/04/2009, Breve referência, no Semanário “O Interior”, de 30/04/2009)

Sem comentários: