10 de setembro de 2009

EM GOUVEIA, COM O COUCEIRO


(Da esquerda para a direita: - João Nunes, Bento Couceiro, Eduardo Prata e Miguel Saraiva.)


O desporto nasceu com uma aspiração nobre: “mens sana in corpore sano”. No entanto, como o conhecemos, é actualmente um espectáculo encenado por profissionais, mais para ser visto ou reproduzido nas transmissões mediáticas.
A expansão dos espectadores matou o propósito inicial e deu-lhe a condição de maior espectáculo do Planeta.
É também um espaço onde todas as classes sociais se encontram e cada modalidade desportiva é uma linguagem entendida por multidões. Nele estão o aristocrata e o “intocável” em igualdade de condições, ressalvadas as qualidades individuais que a natureza dotou cada um.
Vem isto a propósito de, há já uns bons anos, nos termos envolvido na vertente cultural da área do futebol – o Desporto-Rei.
Mas o “veículo planetário” que é a Internet, veio revolucionar ainda mais toda esta envolvente.
Surgem contactos telefónicos, por e-mail ou pessoais, solicitando informações desta ou daquela figura do Sporting da Covilhã, face a não encontrarem fonte de informação no espaço que deveria existir em qualquer colectividade, com uma biblioteca devidamente organizada, bem como o seu arquivo.
Para a posteridade ficaram figuras do desporto citadino, e temos vindo a recordá-las, mas é a carolice que nos tem trazido muitas alegrias, muitas amizades, algumas desconhecidas; muitos apreços por esse País fora, do Minho ao Algarve, e não só.
Por iniciativa gerada fora dos clubes; já que a preocupação destes é mais a parte financeira, e os resultados, obviamente indissociáveis do barco a flutuar; trouxemos à Cidade figuras do nosso SCC, que deixaram marcas e, se o não fizéssemos, algumas já não vinham a tempo.
Em 28/09/1991 com homenagem às Velhas Glórias do Sporting Clube da Covilhã; depois em 6 de Junho de 1998, aquando das comemorações das Bodas de Diamante, com algumas figuras muito importantes.
Já em 2 de Junho de 2007, aquando dos 50 anos da participação do clube serrano na final da Taça de Portugal, se reuniram algumas delas.
Em 1 de Maio deste ano, um grupo apaniguado criou um blogue sobre a História do SCC que tem dado brado.
E é neste contexto que conseguimos trazer à memória figuras que deram muita alegria à cidade, em domingos de futebol.
Não conseguimos que Bento Couceiro, antigo atleta serrano, que veio do Sporting, dos tempos áureos da antiga Primeira Divisão, por razões várias, estivesse connosco nas datas assinaláveis, já referidas, pelo que a força de vontade levou-nos até Gouveia, e almoçámos com Couceiro.
Recordámos jogos, participações, golos marcados pelo Couceiro.
Proporcionaram-se abraços, pelo telemóvel, dos antigos colegas, Manteigueiro, Coureles, Palmeiro Antunes e Suarez.
Ele que foi uma excelente pedra na defesa do SCC, chegando a ajudar o clube, como treinador, mormente nos juniores.
Em Gouveia, onde se radicou, foi treinador nas épocas de1963 a 1970.
Treinou ali jogadores que haviam acabado os contratos com o SCC, nomeadamente, Maçarico, Nogueira, Batista, Lanzinha, Nicolau, Amílcar, Leite, e o célebre Matateu, do Belenenses.
Aos 77 anos, lá está Bento Couceiro, vivendo os seus dias, numa Terra que o acolheu de bom grado.
Juntou-se a nós o chefe de redacção do Notícias de Gouveia, Paulo Prata, que nos tirou a foto, a qual agradecemos.


(In “Tribuna Desportiva”, de 08/09/2009 e “Notícias da Covilhã”, de 10/09/2009)

Sem comentários: