22 de fevereiro de 2012

PARA NÃO PENSAR NA CRISE, OS CONVÍVIOS

As tradições mantêm-se, independentemente das ondas dos tempos que correm.

E, um dos meios para uma convivência sadia é em redor de um evento que, genérica ou forçosamente, tem de permeio um manjar.

Há uns dias, João Rodrigues vem-me convidar para o “Convívio do Feijão-Frade”, no Tortosendo, realizado no sábado, 18 de fevereiro.

Era-me alheio este acontecimento. Mas quis experimentar, e conhecer o ambiente.

O dia seria longo mas quedei-me somente pelo almoço… já que a tarde estava comprometida com outros afazeres.

No café-esplanada do jardim do Tortosendo foi o nosso ponto de encontro. Lá estava já o Manuel João e o Costa, com o João Rodrigues.

Depois de pormos algumas conversas em dia, seguimos para o lugar do repasto – a Escola do Ciclo Preparatório.

Envolvidos no ultimar dos preparativos para que nada corresse mal, e o “Convívio do Feijão-Frade” continuasse a ser um êxito, lá andavam os organizadores Tó Gabriel, José Barbaças, José Rabasquinho, Fernando Canhoto e o Trindade.

A bola de carne, os enchidos, os queijos e o vinho estavam de plena aprovação, enquanto iam chegando mais uns quantos participantes, conhecidos, amigos, outros desconhecidos, dos vários pontos da região covilhanense, na envolvente de uma tradição que, afinal, já se realiza sem interrupção, há dezenas de anos, geralmente no último sábado do mês de fevereiro.

Na cozinha, os três cozinheiros esmeravam-se por dar cumprimento ao anseio dos que continuavam a chegar, e já atingiam o número superior à centena de participantes inscritos.

Surge a chamada, por ordem de inscrição, e lá se vai recolhendo, duma forma muito bem ordenada, o feijão-frade, a hortaliça, o enchido, a carne, o tempero, e não só…

As mesas enchem-se de homens que convivem, mais um ano, em redor de uma mesa bem guarnecida e, principalmente, de manter uma tradição, na convivência amena, num belíssimo dia soalheiro.

E o dia lá continuou, que iria culminar, em termos de “comes e bebes” com a célebre sopa de feijão-frade.

(In Notícias da Covilhã, de 22-02-2012)

Sem comentários: