23 de julho de 2014

DIRETORES DE UM JORNAL

Desde longa data que me familiarizei com os jornais. Mesmo nos tempos de estudante em que nos meus bolsos não havia um único tostão; pois que lá isso de “semanada” nunca soube o que era; nem sequer para tomar uma bica que custava doze ou quinze tostões, conforme fosse no Café do Sporting, no Estrela, no Central, no Café Leitão, no Solneve ou no Montalto.
Mas era na antiga biblioteca municipal, ao jardim, que aí lia os semanários da região (Notícias da Covilhã, Jornal do Fundão e o extinto Beira Baixa), mas também o Diário de Notícias, o Diário Popular, O Comércio do Porto, a Flama, a Vida Ribatejana, uma olhadela pelo Novidades e A Voz, e, sempre que estivesse disponível, a República.
Aos 18 anos (era então funcionário administrativo na Câmara Municipal) deu-me um impulso de começar a redigir o primeiro texto, em Cartas ao Diretor, aproveitando uma qualquer Hermes, Underwood ou Remington disponível nos intervalos do almoço, ou um pouco depois da hora de saída. Ainda não tinham sido inventados os computadores.
O texto já estava feito, era só datilografá-lo, por vezes com alguma curiosidade dos outros funcionários, na sua maioria já fora do mundo dos vivos.
O “Notícias da Covilhã” era ali pertinho, um pouco mais acima, e, vai daí, naquela tarde de 14 de novembro de 1964, dirijo-me a alguém da redação e é então que sou recebido, com grande simpatia, pelo único redator, Alfredo Nunes Pereira. Conversámos sobre a falta de um museu na Covilhã, naquela altura – tema do meu artigo – e, a partir daí, ainda que aleatoriamente, inicio o contato mais assíduo com os jornais. Tinha então iniciado funções como novo diretor, no “Notícias da Covilhã”, o Cónego Dr. António Mendes Fernandes, cumulativamente com a de diretor do Centro Cultural e Social, substituindo, nas duas partes, o Padre José de Andrade.
E é na vontade indómita para a escrita, com a qual sonhava, que vêm a surgir as monografias de duas das maiores instituições da cidade covilhanense, sem nunca largar as teclas das máquinas de escrever, e agora dos computadores, para as crónicas e textos informativos.
Neste âmbito, venho a conhecer outras figuras ligadas à comunicação social e ao meio social, com quem venho a desfrutar de uma amizade, e, nalguns casos, de colaboração assídua nos seus órgãos de comunicação como é o jornal “O Olhanense”, com uma página quinzenal sobre esta região, há vários anos.
Mas embora esteja em contato com os leitores noutros jornais, algumas revistas e boletins, é no “Notícias da Covilhã” que mais tempo tenho dada aos meus textos despretensiosos.
Neste contexto, por duas vezes chegaram às minhas mãos dois livros da autoria de um excelente Amigo, ex-Diretor do “Notícias da Covilhã”, o Cónego Dr. Mendes Fernandes. O primeiro – “60 Anos de Sacerdócio ao Serviço da Igreja e da Comunidade” – foi em 11.10.2006; o mais recente – “Que falta ao Mundo para Viver em Paz, Verdades Evangelizadoras para o Nosso Tempo” – chegou em 07.07.2014.
Este Homem, na sua provecta idade a caminho do centenário, apesar de se encontrar refugiado no melhor Lar que é a sua residência familiar, não suspendeu a caneta (que é um dos símbolos da sua vida), como ele diz.
A leitura deste seu livro (o último de uma vasta obra) levou-me a uma suave pausa na meditação do que escreveu, denunciando com frontalidade tudo o que se passou e passa neste nosso país empobrecido, mas também de pobreza pelos valores da vida.
Várias citações de autores, nesta sua obra, e outras expressões suas, são de uma profundeza espiritual que a um católico, como eu, deu prazer ler, num momento em que nos embrenhamos em muitas coisas, atendendo a várias solicitações às quais, por vezes, não podemos, ou não queremos, dizer não.
E, de facto, como cita, “É a paz que liberta o homem da sua condição de escravo e lhe dá o título de livre”. Depois: “Plantar e enraizar a paz é obra de Deus, arranca-la da raiz é obra do inimigo”. “Mas todos nós sabemos que os últimos dois séculos foram os mais sangrentos de toda a história. Em muitas nações desceu-se o último degrau da desumanização”. Não é o que se está a passar com estas mortes na Palestina e na Ucrânia?
E é assim que refere ainda: “Todos os humanismos baseados em filosofias que absolutizaram o finito e eclipsaram o infinito (Deus), faliram estrondosamente depois de terem provocado as maiores tragédias e convulsões sociais”.
Muito haveria a comentar sobre este interessante livro mas não quero deixar de referir, sobre uma leitura que faz de vários Papas, a influência que teve João Paulo II, seu grande admirador, e de todos nós, no acordo do desarmamento nuclear assinado em 08/12/1987 por Mikhail Gorbachev, onde interveio o presidente polaco Jaruselski, abrindo assim a possibilidade de uma coexistência pacífica entre o Leste e o Ocidente.
Quase por último, mais esta citação no seu livro: “Não esqueças – Jamais serás arrogante com os humildes mas também não sejas humilde com os arrogantes”.

Termino do muito que haveria a dizer da sua obra, e que serve para inspiração de outros textos, esta também sua inspiração sobre Nossa Senhora: “Se o mar que por todo o mundo se derrama – Tivesse tanto de amor como tem de água fria, – O seu nome não seria mar – Seria MARIA.

(In "Notícias da Covilhã", de 24.07.2014)

Sem comentários: