6 de novembro de 2008

SPORTING DA COVILHÃ NA SENDA DAS MEMÓRIAS



Clube histórico, que está atravessando um bom momento, descrevendo mais uma página interessante da sua vivência, orgulho das gentes beirãs, completou 60 anos (numa vida de 85) de ter efectuado o seu primeiro jogo na Primeira Divisão Nacional – hoje I Liga/Liga Sagres.
Foi em 19 de Setembro de 1948 que o Sp. Covilhã defrontou, no pelado Estádio Santos Pinto, o Boavista, e logo com uma vitória dos serranos por 4-0.
Recordemos as duas equipas:
SCC: - António José; Roqui e Leopoldo; Fonseca da Silva, Pedro Costa e Fialho; Livramento, Teixeira da Silva, Carlos Ferreira, Tomé e Noronha.
Boavista: - Mota; A. Caiado e Pereira; J. Caiado, Chaves e Garcia; Luzia, Alcino, Passos, Fernando Caiado e Barros.
Os golos foram marcados por Carlos Ferreira, Fialho, Fonseca da Silva e Tomé. Era treinador Janos Szabo.
Pensamos que quase todos os obreiros deste memorável jogo já terão desaparecido do mundo dos vivos, excepção feita ao valoroso Tomé, com 84 anos, com quem contactei telefonicamente, para a sua residência em Setúbal, enquanto redigia estas linhas.
Tomé e a esposa aproveitaram o ensejo para enviarem, por intermédio deste Jornal, saudações a todos os dirigentes, atletas e covilhanenses em geral, muitos dos quais ainda o recordam envergando a camisola do Sp. Covilhã. E o mesmo Tomé acabaria por frisar: “Tenho agora aí um conterrâneo, a treinar o SCC”.
Tomé foi dos jogadores do SCC que mais jogos efectuou, ao seu serviço, na 1.ª Divisão, 138 jogos – atrás de Martin, Carlos Ferreira, Hélder, António José, Amílcar Cavem e Couceiro – ; e que também mais golos marcou, 41 – atrás de Simonyi, Suarez, e Livramento.
Também um contacto telefónico para S. Paulo – Brasil, com um voto de rápido restabelecimento da enfermidade que preocupa o 3.º melhor marcador de todos os tempos da Taça de Portugal (a par de Iaúca, do Belenenses) – o valoroso antigo atleta serrano, Suarez.
Por último, a satisfação de verificar o grande entusiasmo e empenho com que o Miguel Saraiva quer trazer a lume, na sua oportunidade, um belíssimo trabalho inédito, em álbum, de equipas do Sporting da Covilhã, de todos os tempos.

(In Noticias da Covilhã de 06/11/2008)

Sem comentários: