2 de julho de 2013

CONVÍVIO ANUAL VICENTINO REALIZOU-SE NO FUNDÃO

Como já vem sendo habitual, realizou-se, desta vez, no Fundão, na Qta de Joaquim Salvado Raposo, o convívio anual das Conferências de São Vicente de Paulo que integram o Conselho de Zona da Covilhã, este ano a cargo da Conferência Feminina do Fundão.
Cerca de sessenta pessoas das várias Conferências, ainda que algumas não estivessem presentes, perto das onze horas da manhã, ali acorreram para a celebração da Eucaristia a cargo do Assistente do Conselho de Zona, reverendo padre Hermínio Vitorino, açoriano há uns anos entre nós, que já se tornou um amigo beirão, e que esteve presente até final do convívio.
Para além do sítio esplêndido, acrescido da simpatia e colaboração de excelência dos proprietários da quinta, a esposa também vicentina, foi uma dualidade de revigoramento – corpo e espírito – aquele que também precisa duns ingredientes de descanso, qual bálsamo para as dificuldades diárias que a todos os vicentinos se lhes apresentam, carregadas de cada vez mais necessitados; como também refletidos na luz que a todos impregnou, na instituição cristã que é a Conferência de S. Vicente de Paulo.
Para além do Presidente Nacional desta instituição de solidariedade social, de espírito caritativo, o beirão António Correia Saraiva, também estiveram presentes, o Presidente do Conselho de Zona, António Sêco, e todos os Presidentes das Conferências cujos vicentinos ali participaram.
Como já foi referido, por várias ocasiões, este ano comemoram-se os duzentos anos do nascimento do fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo – Antoine Frédéric Ozanam como também os cento e oitenta anos da fundação da primeira Conferência Vicentina em Portugal.
De notar que, na Covilhã, há três destas Instituições já centenárias, o que reflete de quanto é importante o serviço pelas mesmas prestado ao longo de todos estes anos.
Podemos mesmo garantir, sem qualquer pejo, não fossem estes serviços voluntários, para com o próximo, onde é que estaria este pobre país de outros tempos, paupérrimo de hoje? Que o digam os municípios que, quantas vezes, se socorrem do serviço de voluntariado das Conferências de S. Vicente de Paulo.
Foi, pois, com grande satisfação que vimos crescer o entusiasmo nestes convívios, irmanados numa autêntica familiaridade, onde, para além do sentido humanista está também a forma de reconhecermos no próximo a sua verdadeira condição humana, no seu todo; como tal, com todos os direitos dos que habitam este planeta Terra, onde a escravidão jamais poderá ter cabimento.
A plena satisfação dum vicentino só se realiza quando o necessitado vem ter com ele e diz que já não necessita da ajuda porque conseguiu colmatar as dificuldades que emergiram.
Há que valorizar, cada vez mais, estes voluntários da Caridade, e todos os defensores desta causa, como neste convívio se verificou.

O próximo convívio anual ficou a cargo da Conferência Vicentina de Santa Maria, da Covilhã.

(In Jornal "O Olhanense", de 01.07.2013)

Sem comentários: