16 de abril de 2015

SENTIR


É este o primeiro número do ano 2015 pelo que vai uma saudação para todos os antigos Combatentes, suas famílias, e quantos nos acompanham; quer como associados, amigos ou simpatizantes, quer como leitores deste órgão; nas memórias e consequências dum tempo das suas vidas, que jamais será dissipado.
O Combatente da Estrela pretende ser o transmissor, de todos os que se irmanam, desse SENTIR.
É, de facto, ao redor de um grupo de antigos Combatentes, a que se juntam outros que cumpriram o serviço militar obrigatório, e não foram mobilizados para o Ultramar, ou lhe deram continuidade, bem como situações diversas, nomeadamente as familiares, que, desta forma, se proporciona um certo conforto neste meio social em que todos são envolvidos.
 As vivências duma realidade passada, numa obstinação dos governantes de então, que preferiram ver a juventude portuguesa a servir de sustento para as suas pertinácias de manter um império a qualquer preço, sobrepuseram-se, nas suas mentes governativas, àquilo que viria a ser muito penoso para a vida de muitos antigos Combatentes, e suas famílias. Uns pagaram esse preço com a sua vida; outros, com o sofrimento contínuo das suas incapacidades físicas; outros ainda, e quase todos, na envolvência de problemas de stress pós-traumático.
Só após a Revolução dos Cravos se reuniram de imediato consensos políticos para se evitar mais sofrimento e perdas humanas, tanto para um lado como para o outro, reunindo os irmãos desavindos na fraternidade de um acordo de aderência à compreensão.
No entanto, das passagens pelo terror surgem hoje más memórias, com todos os efeitos nefastos que se fizeram sentir.
Certamente que, também hoje, em tempo de democracia, as condutas dos homens que conduziram os destinos da Nação de outrora, seriam impensáveis, naqueles moldes em que toda uma juventude dos anos 60, e primeira metade dos anos 70, se viu constrangida a uma obrigação, pegando em armas, deixando empregos ou adiando a entrada nos mesmos; deixando famílias, fossem casados ou solteiros; e alguns mesmo com maleitas.
Neste ambiente de muita confraternização que vai existindo ao redor duma Liga de Combatentes, já com Tertúlias que, no caso covilhanense, vai engrossando em número, quase sempre ultrapassando a centena; ainda que independente do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes; surgem muitas amizades. Afinal, todos viveram, duma forma ou doutra, situações adversas com que não contavam. É assim aqui um ponto de encontro, um escape, um qualquer lenitivo.
Outros eventos de cariz recreativo se vão espraiando por outros lugares, para arejo mental, descobrindo ou recordando encantos duma parte do Globo, ao invés das picadas por que muitos Camaradas passaram, noutras zonas deste Planeta. Há sempre o SENTIR de camaradagem nestes ambientes, também gerador de amizades.
O SENTIR, de dentro para fora e de fora para dentro. O antigo Combatente, que foi mais ou menos sofredor, chegou à conclusão que o stress pós-traumático, como atrás foi referido, com maior ou menor incidência, tem-no dentro de si, e, consequentemente, afeta também a sua família. É assim que, esta perene impressão, física ou moral, esta sensibilidade, leva também a olharmos de dentro do nosso íntimo para o Camarada que carece de apoio, porque a sua tranquilidade não existe, dia e noite. E aí está a ação de uma Psicóloga, que tem ajudado, num esforço de atenuar problemas psicológicos, muitos antigos Combatentes.
O SENTIR, dentro do espírito dos responsáveis da Liga dos Combatentes, extravasa tudo o que possa ser a interioridade de um bem-estar pessoal, e pensa nos Camaradas que morrem, tentando a sua junção, no local próprio, em terreno adquirido no Cemitério.
Mas também é de fora para dentro que o antigo Combatente Covilhanense vai encontrar algum bálsamo divino, nas preces para sufragar as almas dos mortos, e no agradecimento à Virgem, em Fátima, com uma Peregrinação anual, exclusiva do Núcleo da Covilhã, bastante concorrida.
Neste SENTIR do antigo Combatente, que o foi por obrigação e não por vontade própria, terminada que foi a guerra, dele emergiu a amizade, uma amizade entre irmãos que se procuravam eliminar entre si. E até uma nostalgia de passagem pelos lugares sofredores, físicos ou psicológicos, onde as suas vidas poderiam ter o prazo de validade consumado.
Alguns já se deslocaram às antigas Colónias, onde estiveram como militares, em missões mais sensíveis, enquanto outros, naquela de nostalgia, e num rasto de amizade granjeada, ali se deslocam e levam algo do que os africanos mais necessitam, como roupa, calçado ou material didático.
Neste mês de abril, o antigo Combatente Francisco José Rebelo Pereira Nina, desloca-se, pela quarta vez, à Guiné, com custos seus, onde cumpriu a sua missão, de 1972 a 1974.
É sempre com grande entusiasmo que ele, e a comitiva onde se integra, é recebido pelos guineenses, reforçando sempre a amizade.
Afinal, uma guerra terrível em três frentes iniciais que o foi, para quê? A mesma não poderia ter sido evitada? Evidentemente que sim.
Se ela não existisse, não estaríamos integrados na Liga dos Combatentes porquanto, atualmente, já serão somente os Combatentes das Guerras de África que dão força à sua existência.
Se não existisse a Liga dos Combatentes era sinal de que tínhamos vivido sempre em paz. 

(In "O Combatente da Estrela", N.º 98, Janeiro a Abril de 2015)

Sem comentários: