8 de abril de 2016

NOVE DÉCADAS DE PERSISTÊNCIA

Efetivamente assim acontece. Aproveito o título que se insere nesta coluna, a primeira do ano de 2016, fruto da resposta à pergunta que o jornalista da Rádio Cova da Beira me fez na entrevista para o novo programa – A Hora do Combatente – a sair para o ar todas as 4.ªs feiras, das 10 às 11 horas, relativamente ao facto de o Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes ter completado 90 anos em 16 de fevereiro deste ano, e estar a comemorar este nonagésimo aniversário.
- Qual era o título que gostaria de colocar no primeiro número correspondente aos 90 anos?
Para a longevidade desta Instituição contribuíram gentes que se disponibilizaram para colocarem o seu tempo ao serviço na ajuda a quem passou pelas trincheiras, na I Grande Guerra, com situações mórbidas da guerra, quer por doenças adquiridas quer por deficiências físicas, assim como as suas famílias afetadas também por esta grande desgraça, evitável pelos governantes da I República, mas que outros interesses assim o não entenderam (desse tempo já ninguém deve existir); mas que, depois, outra forma de “trincheiras” se abriram com a 2.ª Grande Guerra, a que Portugal escapou com o Tratado de Amizade e Não Agressão. No entanto, outras guerras para desgaste, desmoralização e penetração nas angústias, em várias vertentes, da juventude portuguesas, de parte do 3º quartel do século XX, na então chamada guerra subversiva, por tacanhez de espírito dos nossos governantes em ditadura, de um Portugal orgulhosamente só, foi, mais uma vez, a maldição não só para uma juventude sem culpa, mas também para as suas famílias.
São estas últimas guerras – as chamadas Guerras do Ultramar - que agora prevalecem no corpo e no espírito de muitos, e são mesmo muitos, os que duma juventude oriunda dos anos 60 e até 25 de Abril de 1974, ainda hoje sulcam de patologias, algumas invisíveis, mas que persistem, trauma desses tempos duma guerra de subversão. Por arrasto, neste faval semeado pelo regime opressor e incompreensível, ficaram também muitas famílias, como já foi referido.
E é assim, já que para mal dos nossos pecados ficaram as nefastas memórias dos que já não voltaram, ou de lá vieram fortemente molestados, ficou a feliz iniciativa de se ter gerado uma instituição de âmbito nacional para o apoio já referido, instituição essa ramificada por muitos pontos deste País sofredor, e que, também à Covilhã chegou, há 90 anos.
Quem consegue manter a navegar em águas tranquilas, deitar água na fervura de algumas pequenas tempestades, porque ventos e marés sempre existiram no coletivo, ao longo do somar de anos, é sintoma de que também sempre houve Homens que se irmanaram no espírito da fraternidade, naquela camaradagem que um dia se uniu forte, entre conhecidos e desconhecidos, naquela espontaneidade de abraçar todos como irmãos.
Nove décadas de muitos projetos, muitos anseios, muito trabalho feito, muitos sorrisos abertos, muitas amizades geradas, muita solidariedade havida, aqueles desabafos aceites, aquele bálsamo para algumas famílias.
Nove décadas de muita gente que já passou para o outro lado da vida, alguns precocemente, mas que deixaram cair algumas sementes que, entretanto, geraram o fruto de permanecerem para as nossas memórias.
Quão salutar é ver uma Instituição como o Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes, com a juventude da terceira idade, a engrossar tertúlias e caminhos de encontro ao pedaço de tempo que ainda resta das vidas de cada um, ocupando os tempos em vertentes de atividades aos seus gostos: camaradagem em pequenos e breves convívios na sede, leitura de jornais, biblioteca para quem o deseje, colecionismo, exposições temáticas, jogos de cartas em torneios, tertúlias, conferências, solidariedade, viagens de recreio ou de degustação, religiosidade na sua oportunidade (sufragar os que já partiram, homenagem nos cemitérios, trasladações, peregrinação a Fátima), apoio aos mais necessitados; consultas e rastreio na área da psicologia, naquele stress traumático; o sempre ansioso órgão cultural da instituição, quer em papel, quer online; as redes sociais, e outras a que a memória não permite transpor para as teclas.

É, pois, a nossa admiração para quantos, ao longo destas nove décadas de bem-fazer, souberam, e sabem, conduzir os destinos da Instituição na excelência dum trabalho associativo e fraterno.

(In "O Combatente da Estrela", n.º 102, de abril a junho de 2016)

Sem comentários: