8 de abril de 2016

O DESPORTO NA CIDADE DOS LANIFÍCIOS E O SEU GRANDE BALUARTE: SPORTING CLUBE DA COVILHÃ

A então mono indústria – os lanifícios – de décadas passadas, quase sempre andou de braço dado com a grande coletividade que se formou no seio desta Região do Interior, assentando arraiais na Cidade da Covilhã.
A longa e rica história do Sporting Cube da Covilhã jamais foi ultrapassada, no seu palmarés, por qualquer outra coletividade da Região, dos dois distritos – Castelo Branco e Guarda – sendo certo que, até um dos mais próximos distritos, envolvidos nos primórdios do futebol em Portugal e fundação da hoje Federação Portuguesa de Futebol (ex-União Portuguesa de Futebol) – o distrito de Portalegre – não desenvolveu tão bem o futebol nas suas terras de boa gente, pois lá vai o tempo saudoso do Lusitano de Évora ou, em anos mais aproximados, do Elvas, emparceirando com os Leões da Serra na I Divisão, já que o Campomaiorense, de curta passagem, não conseguiu fazer grande história no futebol português. São assim os também chamados Leões da Serra, embora com o futebol um pouco mais tardio, que permanecem como a grande fortaleza do futebol de alta competição, nesta Região Beirã.
Assim, no próximo dia 18 de abril, com início às 16 horas, nas instalações do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior/Real Fábrica Veiga, vai realizar-se uma conferência sob o tema em título, a proferir por João de Jesus Nunes.
É que o Núcleo da Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios, sito na Calçada do Biribau (junto ao Parque da Goldra), na Covilhã, nesse dia 18 de abril vai associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que, neste ano, celebrará o Património Desportivo, tema este definido pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios).
“Sempre na égide dos lanifícios, pretende-se evocar as memórias da cidade e do concelho através da articulação entre o desporto/SC Covilhã e a indústria de lanifícios, os empresários e os operários”
Neste sentido, irá ser tratado este tema através da realização de uma “Tarde de Memória no Museu”.
Haverá, se possível, uma exposição documental sobre a Coletividade em questão.
No seguimento da palestra do João Nunes, que versará o tema acima, irão também falar, o autor do site historiascc, Miguel Saraiva, abordando as principais figuras citadinas, industriais de lanifícios, que, numa dualidade de interesses, mas com o denominador comum, servir a Covilhã, colocaram na ribalta o clube serrano.
Por último, o diretor da Tribuna Desportiva, Pedro Martins, versará sobre as coletividades e atletas desta região e concelho, fora da modalidade futebol, que foram campeões nacionais.
Será uma oportunidade de conhecer algo mais sobre o desporto no seio da nossa Cidade, e do nosso Sporting Clube da Covilhã.

(In "O Combatente da Estrela", n.º 102, de abril a junho de 2016)



Sem comentários: