9 de novembro de 2017

FEIRA DE SÃO MIGUEL – NA COVILHÃ E EM LISBOA

A Feira de S. Miguel realiza-se no Tortosendo-Covilhã, no dia 29 de setembro, desde os tempos ancestrais. Há já alguns anos que a Casa da Covilhã em Lisboa, com o apoio das Câmaras Municipais da Covilhã e da capital, e Junta de Freguesia dos locais do evento (desde há dois anos com a de Alvalade), organiza uma réplica da mesma. Este ano realizou-se no domingo, 29 de outubro, no Mercado de Alvalade.
Para além dos nossos produtos regionais, também o folclore e as tradições são e foram presença em Lisboa, neste evento. Mas a maior, a que trás calor ao nosso âmago, e faz transbordar de alegria os corações dos covilhanenses, é o encontro de amizades nostálgicas, de familiares ou amigos que ali se radicaram, alguns com várias décadas longe das vistas dos que optaram por se manter nas faldas da serra; de semblantes já alterados pelas vicissitudes do tempo, mas de almas reconfortadas, num lenitivo momentâneo da saudade. São as gentes da nossa gente.
Mas outros há, os bons amigos, que se tornaram verdadeiros covilhanenses pelo coração, na Manchester Portuguesa, há muito Cidade Universitária; de passagem efémera ou mais prolongada; que, depois, deixaram à mesma muito do seu labor em várias vertentes na sociedade covilhanense, como nos lanifícios, nos serviços, ou por via do maior embaixador da região – o Sporting Clube da Covilhã (SCC).
É de louvar o entusiasmo, e calor emanado dos dirigentes da Casa da Covilhã, na forma como organizaram os vários serviços, acolhendo os forasteiros e locais, proporcionando assim momentos inolvidáveis passados na capital. Dessa simpatia do acolhimento é responsável o seu Presidente da Direção, Manuel Vaz Rodrigues, e todo o seu séquito de colaboradores.
Desdobrei-me no abraço a alguns que há décadas não via, como os irmãos Mouta, e outros, proporcionado, em parte, pela exposição que o Miguel Saraiva ali levou a efeito, sobre o seu livro “História do SCC”. Foi assim o recordar figuras dos leões da serra, através dos seus familiares, como as filhas do guarda-redes António José, já falecido; ou da simpática quão amável Regina Livramento, filha do Fernando Cabrita e viúva de António Livramento. Dos vivos, os cumprimentos efusivos aos antigos atletas serranos: Germano, Jorge Tavares, Coureles e Palmeiro Antunes. Este último, desde que saiu do SCC nos meados da década de 60, ainda não se tinha encontrado comigo. Num ápice, a minha pergunta: “Recorda-se daquele golo que marcou no Santos Pinto, ao Zé Maria, da Cuf, para a Taça de Portugal, passando-lhe a bola por debaixo das pernas, tendo ele depois vindo cumprimentá-lo?” Recordou-se perfeitamente. Como Palmeiro Antunes veio da CUF para o SCC, era também amigo do Zé Maria. Tem agora 81 anos e aquele encontro para a Taça de Portugal realizou-se na tarde do domingo de 26 de novembro de 1961, ou seja, há quase 56 anos!... O Sporting da Covilhã, então a militar ainda na I Divisão Nacional, foi eliminado pela CUF porque perdeu os dois jogos (na Covilhã, por 2-1; e no Barreiro, por 3-2, jogo este realizado no último dia do ano 1961). Já na época anterior, também ainda na I Divisão, o SCC havia sido afastado da Taça de Portugal, pelo Olhanense, da II Divisão, com os resultados de 1-1, na Covilhã; e 3-1, em Olhão. Ainda não havia a utilização dos cartões amarelo e vermelho, e, muito menos, o vídeo-árbitro…E, o campo, era pelado.
Já perto do final do evento, o entusiasta da organização da Casa da Covilhã, José Rodrigues, dá-me a conhecer a presença do covilhanense Simões David, com quem convivi na Covilhã, então integrando uma instituição de solidariedade social, na década de 60. A partir daí, nunca mais o havia encontrado. Era filho do antigo jogador do Montes Hermínios, Francisco Teixeira David.

São estes momentos de saudade por que vale a pena dar continuidade a este evento da Casa da Covilhã. Animaram o mesmo, grupos de bombos e cantares do Concelho da Covilhã. Estiveram presentes ao ato, e visitaram e pronunciaram algumas palavras, para além do Presidente da Casa da Covilhã, já referido, também o Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

(In "fórum Covilhã", de 07-11-2017 e "Notícias da Covilhã", de 09-11-2017)

Sem comentários: