2 de agosto de 2022

UMA ELEVADA PERMUTA DE FUNÇÕES


 

Depois de no número de 1 de julho ter sido anunciada a troca de funções do então Diretor deste periódico, estimado amigo Senhor Isidoro Sousa, pelo então Diretor Adjunto, prezado amigo Mário Proença, surge agora no número de 15 de julho com a função de Diretor, o que muito me apraz registar.

Desde que tenho o privilégio de escrever no quinzenário O Olhanense, já vai para um quarto de século, nunca tive o ensejo de conhecer pessoalmente qualquer obreiro do Jornal, com uma exceção, abaixo descrita, a começar pelo falecido Senhor Herculano Valente, com que iniciei a minha colaboração esporádica e do qual não passei de alguns contactos telefónicos e por escrito.

Quando do seu falecimento e face à minha perplexidade de continuar a escrever neste Jornal, logo recebi uma comunicação, não sei se por mensagem, email ou carta, dum colaborador que dava pelo nome de Mário Proença, animando-me no sentido de que havia quem desse continuidade a este periódico, com inovações que certamente iriam surgir, pelo que contava com a minha colaboração.

Num ápice, as brumas se afastaram das minhas hesitações e houve assim um lenitivo para que eu pudesse continuar a escrever entre o paradoxo do homem da serra e os das gentes algarvias, ou seja, de outros horizontes. Fiquei satisfeito. Imediatamente anuí a esse desiderato, até aos dias de hoje. E muito tenho aprendido, na alegria de ver muito do que aqui escreve como um genuíno investigador, sempre na sua simplicidade. Ele traz para as páginas dum periódico local, que também é regional, o encanto de narrativas, por vezes duma similaridade das que eu algumas vezes também escrevo nos periódicos da minha região beirã. Coincidências tão positivas.

Na exceção atrás referida, tive, sim, o prazer de conhecer pessoalmente o atual Diretor Adjunto, Senhor Isidoro Sousa, conjuntamente com a esposa, então como Presidente do Sporting Clube Olhanense, como hoje ainda é o seu ilustre Presidente, num jantar comemorativo do Sporting Clube da Covilhã, sob a égide do seu Presidente, José Mendes, a caminho de duas décadas na liderança do clube serrano, a fazer um excelente trabalho, que convidara vários presidentes de clubes. Estava na minha mesa. Perguntei quem era o casal, tendo-me informado que eram de Olhão. A partir daí gerou-se uma amizade por via deste excelente quinzenário.

Com o surgimento do amigo Mário Proença, este periódico foi sendo renovado com frequência, no âmbito da sua criatividade, e admiro como tem disponibilidade para fazer sair para os leitores temas tão diversos, desde a história citadina e do concelho, às curiosidades e vivências de outros tempos, com que me delicio, pois são geralmente idênticas a todos os recantos do País.

Sem menosprezar a colaboração de outros cronistas, que leio atentamente, é da veia intelectual inserida nas teclas do computador do atual Diretor d’O Olhanense, que saem o preenchimento de páginas enriquecedoras do seu conteúdo.

Estes dois Homens com Garra, souberam interpretar a valia dum órgão da Comunicação Social tão importante para a sua Terra e Região, que deram as mãos, desprovidos de quaisquer egos na ribalta, tão só o encimar tudo em prol da Coletividade histórica algarvia, das gentes olhanenses e algarvias em geral, desfraldando a sua bandeira por todo o País e estrangeiro que compreende e gosta da Cultura.

Parabéns a ambos, aos quais envolvo num abraço serrano.

João de Jesus Nunes

jjnunes6200@gmail.com

(In "O OLHANENSE", de 01/08/2022)

 

Sem comentários: