20 de julho de 2022

ESTÓRIAS DE UM ARQUIVO JUDICIAL - A GRANDE DEVASSA E OUTRAS ESTÓRIAS

 


ESTÓRIAS DE UM ARQUIVO JUDICIAL – A GRANDE DEVASSA E OUTRAS ESTÓRIAS

Este é o segundo livro do juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, Dr. José Avelino Gonçalves, que na Covilhã permaneceu vários anos então como juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, e que na Cidade laneira e universitária, assim como na região, deixou grandes amizades e reconhecida competência.

Esta valiosíssima obra, obtida como a anterior, em 2020, da recolha de entre o pó dos sótãos onde os arquivos se tumulavam, reforça outras estórias quão interessante como de reais que ficariam para sempre sem qualquer utilidade, não fosse a paciência, sacrifício e tenacidade deste Homem – Juiz e Escritor – como já me havia referido num escrito em dezembro de 2020.

Acabei de ler este segundo livro e, não obstante dentre de algumas horas ir gozar uns dias de férias com a família, não podia deixar de digitar no teclado do meu computador um breve apontamento de várias estórias recolhidas pelo amigo autor desta nova publicação que me seduziu com memórias que, de algumas personagens ou referências das mesmas me transportaram para tantos assuntos que a esta região dizem respeito.

Por falta de espaço e de tempo, porque estou a caminho das duas da madrugada, apenas me reporto a algumas partes das últimas páginas, entre as quais a quantidade de barbeiros que, quantas vezes ardilosamente,  utilizavam a medicina indevidamente, como curandeiros, lá para as bandas de Penha Garcia, e onde o médico escritor Fernando Namora exerceu a atividade clínica em Monsanto.

Sobre a estória d’”O Capelão da Panasqueira e o casamento de consciência”, meu caríssimo amigo Dr. Avelino, não me podia deixar de alegrar ao recordar o padre Manuel Vaz Leal que eu e muitos dos Covilhanenses conheceram muito bem, pois era ele que cantava e fazia os sermões na Procissão dos Passos, com a sua eloquência e excelente voz.

Durante a minha vida profissional, numa das visitas às Minas da Panasqueira, tive necessidade de bater à porta do pároco para indagar algo, e atendeu-me o seu sucessor, o sobrinho padre Américo, que quando eu era jovem me lembro de ajudar o pároco da minha freguesia – São Pedro – o padre José Domingues Carreto, nalgumas festividades e mormente na Visita Pascal.

Depois, a direção do padre Leal como diretor do jornal O Mineiro.

Muito mais haveria a registar, mas tenho que ficar hoje por aqui.

Parabéns ao Dr. José Avelino Gonçalves por nos ter brindado com mais esta interessante obra.

 

João de Jesus Nunes

jjnunes6200@gmail.com

 

 

 

(In “Notícias da Covilhã” digital, de 14-07-2022)

Sem comentários: