26 de fevereiro de 2009

O FUTEBOL DOS PRIMÓRDIOS NO CONCELHO DA COVILHÃ


Ainda hoje tem incertezas na forma como nasceu, e no seu local de origem – o futebol.
Os jogos com bola, geralmente celebrados em festividades, desde as mais remotas origens, trazem vários historiadores a reclamar para os seus países a origem do “Desporto-Rei”.
Também em Portugal as origens do futebol moderno encontram dificuldades quanto à sua exactidão. Os madeirenses reclamam para si que foi em Camacha, no ano de 1875, que se jogou pela primeira vez futebol. No Continente, terão sido os irmãos Pinto Basto, que, após regressarem dos seus estudos em Inglaterra, entre 1884 e 1886, trouxeram as bolas que dariam o pontapé de saída na grande implementação do futebol entre nós, constando que o primeiro jogo se terá realizado em Cascais, em 1888.
Na província é o distrito de Portalegre (estranho para os dias de hoje...) que se encontra na vanguarda da implementação do futebol no nosso País, cuja Associação de Futebol, em conjunto com as de Lisboa e do Porto, deu origem à União Portuguesa de Futebol, em 1914, para, em 1926, se passar a designar Federação Portuguesa de Futebol.
A Beira Baixa viu mais tarde o surgimento do futebol, que, na Covilhã, Tortosendo, Fundão e
Castelo Branco, teve o seu alvorecer a partir de 1920/22, quando se começaram a organizar os primeiros grupos.
Houve vários clubes que nasciam e desapareciam com alguma facilidade, devido à fragilidade com que surgiam, sem estruturas que permitissem uma forma organizada.
Mas houve outros que se mantiveram com alguma pujança, durante vários anos.
Já desapareceram, do concelho da Covilhã, o Estrela Football Club, que foi a génese do Sporting Clube da Covilhã; e, entre outros: Montes Hermínios, Victória Luso Sporting, União Desportiva da Covilhã, Grupo Desportivo Escola Industrial, Luzitanos Sport Club, Clube de Futebol “Os Covilhanenses”, Internacional Foot Ball Club, Grupo Ferroviário, Boavista, Sport Lisboa e Covilhã, Grupo Desportivo Operário Covilhanense, e Sporting Club União, que foi filial do SCC; mantém-se ainda, como antiga colectividade do concelho, o Sport Lisboa e Tortosendo, hoje Sport Tortosendo e Benfica.
Trazemos à ribalta o desaparecido Sport Comércio e Indústria, clube fundado na Covilhã em 1925, na altura em que principiavam as obras de terraplanagem do Campo de Futebol do SCC, não o Estádio Santo Pinto, mas o Campo da Palmatória..., isto em 5 de Abril de 1925, “(...) se o tempo o permitir (...),” referia a imprensa regional..
Só podiam integrar o novel clube, os sócios da Associação dos Empregados no Comércio e Indústria. A colectividade tinha a sua sede à Rua Nogueira dos Frades e o seu equipamento era verde e amarelo (camisola) e calções pretos; por tal facto chamavam-lhe “os lagartos”.
Na fotografia do Grupo de Football Comércio e Indústria, como também era conhecido, vêem-se, da esquerda para a direita: Domingos Isaías, Espinho, Amândio Figueiredo, Luís Ribeiro, José Mendes, Francisco Gingão, José Isaías, Álvaro Jota, Barata (irmão do Pedro Barata), Garcia (empregado do Francisco Cruz), João Pachau, Mário Barroso, José Maria Nicolau (comissário) e Albino Mioludo.
Pois bem, sobre o Sporting da Covilhã, podemos informar, com agradável surpresa, que o Miguel Saraiva, antigo dirigente, já tem quase pronto o blogue onde os covilhanenses e amigos desta colectividade serrana, e outros interessados, poderão recordar mais de 250 fotografias de equipas, de quase todas as épocas dos Leões da Serra, desde 1938/39 até à actualidade, com colaboração do Filipe Pinto.

(In Notícias da Covilhã de 26/02/2009 e no sitio Sporting da Covilhã)

Sem comentários: