23 de julho de 2009

O FALECIMENTO DO CÓNEGO JOSÉ GERALDES


Não posso deixar de manifestar o meu sentimento de pesar, e o sentir de algum vazio, esperando que momentâneo, face ao desaparecimento do Padre Geraldes do mundo dos vivos.

Lia, e algumas vezes relia, os seus editoriais, no Notícias da Covilhã, do qual ele era o seu Director, sempre na defesa dos valores da vida e da cidadania, e em prol da Covilhã e Região.

Também não posso deixar de me recordar das suas raízes de Casegas, onde meu pai foi ali seu professor na 4.ª classe da Escola Primária, tinha eu uns dois anos.

Depois, o convite que lhe fez, como seu antigo professor, para participar na sua primeira missa, tendo-se deslocado, para Casegas, no carro de outro amigo, também desaparecido este ano, o livreiro José Mendes dos Santos.

Muito antes de ser Director do Notícias da Covilhã, e antes do 25 de Abril, uma ou outra vez o abordei, em encontros de ocasião, sobre alguns resquícios da ditadura, que os mentores do lápis azul faziam sublinhar, num deitar de olho pela imprensa regional, numa página própria do jornal do governo de então – o “Diário da Manhã”, visando parte de alguns textos deste Semanário.

Da amizade que nos envolveu, ampliada com contactos mais frequentes aquando da minha passagem pelo dirigismo da APAE Campos Melo, passara então a enviar-nos o jornal que dirigia, em Paris – “Presença Portuguesa”.

Mais tarde, e já sob a sua liderança como Director do Notícias da Covilhã, tive algumas trocas de impressões na colaboração deste semanário.

Por isso, não posso deixar de recordar este Homem que ainda conseguiu ver o seu contributo citadino reconhecido pela edilidade, através da homenagem que lhe foi feita durante as comemorações do Dia da Cidade, em 20 de Outubro de 2008.

(In Diário XXI, de 22 de Julho, e Notícias da Covilhã, de 23 de Julho)

Sem comentários: