13 de junho de 2011

Almoço-convívio dos reformados da Liberty Seguros, realizado no dia 13.06.2011, no Restaurante Búfalo Grill, no Parque das Nações, em Lisboa


 Palavras de João Nunes, convidado pelo Dr. José António de Sousa, para falar em nome dos antigos Colegas, reformados, como ele 



Prezado Amigo Dr. José António de Sousa,
Prezados Responsáveis pelos vários Sectores da grande Seguradora Liberty,
Prezados Amigos e Companheiros da mesma condição de vida como eu,

Talvez não fosse a pessoa mais acertada para transmitir umas palavras neste evento, mas, paradoxalmente, estou muito entusiasmado e feliz pelo amável convite do meu especial amigo, Dr. José António.
E ele sabe bem porquê.
Sou um homem de memórias. E hoje, aqui, em dia de Santo António, volta-se mais uma página da história de cada um de nós.
E, se a velhice é um posto, conseguimos esta promoção da vida, atingindo a condição de reformados.
Pois bem, todos nós, “os promovidos por esta condição de vida”, somos oriundos da Europeia, Seguradora adquirida pela Liberty Seguros, esta que, num rasgo de imaginação dos seus progenitores, deu corpo ao lema “Pela protecção dos valores da vida”.
Se folhearmos as páginas da vida de cada um de nós, (reporto-me, evidentemente, à vida no seio da actividade seguradora em que estivemos ou ainda estamos inseridos) verificamos que houve altos e baixos, ânimos e desalentos, mas, entre os ventos e marés, uma coisa acaba por nos unir – a amizade entre os companheiros de jornada, ainda que entrelaçada pela saudade dos tempos d’outrora.  
E aqui recordo quando, naquela manhã de segunda-feira, de 4 de Junho do ano da graça de 1973, na “idade da pedra” em relação à inexistência das tecnologias que hoje abundam, foi a minha entrada para me apresentar, então com 27 anos, no mesmo edifício que hoje ainda é Sede da Companhia, com destino para os então Escritórios da Covilhã. Fui recebido pela D. Helena Ranito e pelo então Subdirector, Sr. Jorge Marques Ferreira.
Apreensivo, temeroso, mas com uma vontade indómita para prosseguir caminho, levou a que os anos dissipassem a apreensão e os temores, e a vontade de caminhar, em vez de se dissipar com a nossa actual condição de vida, foi-se mantendo cada vez mais viva, porque o caminho faz-se caminhando.
Dos muitos antigos Colegas, uma fatia aqui presentes, ficaram recordações importantes, incluindo os que já partiram para a outra margem da vida e que dos mesmos fica a saudade.
Sou, como atrás disse, um homem de memórias. É que, para além do nosso empenho profissional, do espaço temporal que medeia, ou mediou, entre a profissão e as nossas famílias – quantas vezes prejudicadas pela actividade – houve quem se pudesse empenhar mais em determinadas ocasiões, ou determinadas circunstâncias, em prol do lema de excelência da Liberty, já referido – Pela protecção dos valores da vida.
E é por esse valores que me debato, sendo que a amizade, hoje representada neste convívio de reformados, é um desses valores.
Sempre que posso, e a inspiração ou a oportunidade me permitem, faço referência, nas minhas publicações, textos ou crónicas, e por via da Internet, destes momentos inesquecíveis – e este não será excepção – fazendo também jus aos valores, tantas vezes esquecidos pela humildade dos seus protagonistas.
É inquestionável que este encontro será objecto de uma referência na Revista “Liberty em Acção”, não é verdade, Dr. José António?
Termino, com o forte desejo de que todos os antigos Colegas do mesmo ofício, aqui presentes, e também os ausentes, tenham muita saúde e as maiores venturas.
Para o meu bom Amigo, Dr. José António, os restantes membros desta equipa da Liberty, que se encontram ainda em actividade, uma palavra de paciência para comigo – reformado mas ainda não parado – pelo que têm que me aturar ainda durante algum tempo enquanto me mantiver com energia positiva.
Do coração, para todos, um grande abraço!

  O administrador e CEO da Liberty, Dr. José António de Sousa, no uso da palavra
 
João Nunes falando com o antigo Colega e director comercial da Europeia, Vasco Mendes

    Diversão durante o almoço-convívio

 Durante o almoço convívio dos Reformados da Liberty Seguros

Diversão durante o almoço-convívio

Sem comentários: