E são às mãos cheias os casos de pobreza, nas várias vertentes da mesma, que surgem no quotidiano dos órgãos da comunicação social, mas mormente naquelas instituições que têm como missão um pendor de ação imediata junto dos necessitados, sem a divulgação do seu trabalho, na maioria das vezes feito sob anonimato.
Felizmente que a população ainda com trabalho ou já aposentada, sem problemas de maior, que não os de todos, como também as instituições, escolas, empresas, associações e clubes, se têm mostrado com forte empenhamento na ajuda ao próximo.
E o olhar, muitas vezes, vai também para as crianças – “Que quem já é pecador sofra tormentos, enfim! Mas as crianças, Senhor, porque lhes dais tanta dor?!... Porque padecem assim?!...” , da “Balada de Neve”, de Augusto Gil, Luar de Janeiro – que, talvez por isso, tivesse surgido este ano um condão para uma Campanha de Leite.
Promovida pelo grupo SER – Ser Especialmente Responsável, que tem como lema “Ajudar sem esperar nada em troca”, conseguiu dinamizar esta Campanha, forma muito peculiar da sua ação, donde se conseguiram dois mil litros de leite, oferecidos e recolhidos em várias instituições do Concelho da Covilhã.
Das instituições destaca-se largamente o grupo de motards da região – os Motociclistas Solidários – que, com o apoio de diversas entidades, conseguiram reunir 1300 litros de leite.
Todo o leite foi entregue às Conferências de São Vicente de Paulo – instituição mundial que, na Covilhã, ultrapassa o centenário – fundada por Frederico Ozanam para o apoio aos pobres.
O ato simples da entrega do leite pelos motards, mas revestido de autenticidade do espírito de caridade – servir o próximo – verificou-se no passado sábado, 7 de dezembro, com a chegada do grupo de motards ao jardim público, em frente da Igreja de S. Francisco (como antes já havia acontecido, em entrega simbólica de todas as instituições, durante o VI Encontro de Voluntários do Centro Hospitalar da Cova da Beira que decorreu no auditório do Hospital Pêro da Covilhã).
Vinham então os Motociclistas Solidários, na sua forma peculiar, em grupo, alegres, com as suas motas, acompanhados de uma viatura com reboque, onde traziam os pacotes de leite que foram entregues aos Presidentes das Conferências de São Vicente de Paulo, presentes para o efeito da sua recolha, como também os elementos do Conselho de Zona da Covilhã das referidas Conferências.
Pois que, à espera já estão as centenas de famílias, verdadeiramente necessitadas, da Covilhã e região, e os confrades não se poupam a esforços para lhes fazer chegar estas dádivas.
Os Motociclistas Solidários integravam, duma forma espontânea, alguns elementos do Motoclube da Covilhã (Lobos da Neve) e outros do Fundão.
Jean Marc, dos Motards da Covilhã, numa demonstração do grupo, dum grande espírito solidário, disse-me que “todos nós somos um” e “o que é mais importante é termos ajudado e continuarmos a ajudar”.
Em nome do Conselho de Zona da Covilhã, das Conferências de São Vicente de Paulo, falou o seu presidente, António Augusto Seco, e, pelo Grupo S.E.R., referiu-se ao ato, Marta Alçada, criadora do grupo e sua grande dinamizadora.
No final, os motards quiseram também ser eles a completar o serviço ao próximo, disponibilizando-se de imediato a colocar as embalagens de leite nas viaturas dos presidentes das Conferências e numa das salas destas instituições.
Quem recebeu estas dádivas para serem entregues aos que tanto necessitam, ficaram verdadeiramente sensibilizados por todo este carinho.
(In "Notícias da Covilhã", de 12.12.2013)
Sem comentários:
Enviar um comentário