17 de dezembro de 2014

O SER E O PARECER

Última crónica deste ano de 2014. Foram meses conturbados, perplexos, mais de murmurações que de alertas e decisões fortes, incisivas, conducentes a mudar o rumo dos acontecimentos.
Todos somos culpados, uns com mais responsabilidades que outros. A nossa conduta também se repercutiu nas fragilidades ou alguns êxitos do todo nacional; mas foi no local onde se particularizaram mais os problemas, refletidos na nossa atenção desvelada e ação ou na nossa passividade e comodismo.
Encerrou-se o terceiro ano consecutivo de forte austeridade, e o sexto desde a crise financeira de 2008.
E é aqui que alguns se marimbaram, preferiram deixar a banda passar; outros, até se gabaram que a crise nem era com eles, riram-se dos outros que se preocupavam, e o zé quase que acreditou, mas depois do “parecer” veio a confirmação da tal inação de quem deveria regular, e surgiu o “ser”, devastador para a economia da qual todos dependemos.
Não fosse o fator espírito de solidariedade que é das coisas que admiravelmente funciona muito bem na nossa sociedade, onde estariam muitas famílias deste pobre Portugal?
Continuando a haver portugueses de primeira, portugueses de segunda e até portugueses de terceira, vejamos como uma classe das de primeiríssima se viu agora, digna de dó, sem uns ditos “direitos adquiridos”: o atual governador do Banco de Portugal cortou algumas das mordomias aos funcionários. Entre as várias regalias, acabou com as comparticipações para a compra de colchões ortopédicos e reduziu as comparticipações para as próteses auditivas. Aquilo que anos atrás víamos no Banco de Portugal – aquele “parecer” – em termos de confiança, afinal, transformou-se no que é o “ser” do nosso banco central – que andou a dormir todos estes anos, desde Vitor Constâncio a Carlos Costa! E também andou a ouvir mal, talvez por causa das reduções das próteses auditivas, porque não ouviu recomendações atempadas sobre o BES.
Bom, já não vamos falar mais no insólito caso das subvenções vitalícias que os nossos deputados (alguns?) queriam que voltassem a ter eficácia; nem nos líderes da Galp e da REN a não quererem pagar o imposto das suas empresas.
Mas vamos p’rá fente: “Espelho meu, espelho meu, diz-me lá quem fala a verdade, o juiz Carlos Alexandre, ou eu?”
Pois é este o tema de todos os dias, com toda a Comunicação Social e muitos “Correios da Manhã” a venderem papel. Até aqui tudo compreendido, só não se compreende porque é que a justiça também ela se corrói a si própria, com fugas de informação, violando o segredo de justiça e impondo o real sensacionalismo. O “parecer” da justiça não é, afinal, igual ao “ser”.
Convenhamos seja referido que é assaz importante que o caso Sócrates venha a ser desvendado, com mais celeridade que os anteriores, para credibilização do País. Não só o antigo primeiro-ministro mas também todos quantos seus séquitos surgem no “parecer” de sinais exteriores de riqueza.
“Há uma carga injusta de humilhação e vergonha que só será ultrapassada se o país e as suas instituições, os seus magistrados, os seus políticos, os seus jornalistas e os seus cidadãos souberem ser exemplares”, assim se refere Rui Tavares, no “Público”.
Na Covilhã, os ventos e marés também têm dado sinal de si. Tentativas de contra revoluções por um lado, e, depois, aplicação de contra fogos, por outro.
O Concelho necessita da credibilidade emanada daquele “parecer” que foi assinalado de porta a porta na altura das eleições, para que o “ser” se transforme na esperança depositada em quem se confiou. As palavras de confiança, transformadas em ouro fino, que não se venham a transformar em falso ouro, porque o povo, que não é caduco, jamais colocará à frente dos destinos da edilidade a força política que venceu estas últimas eleições, caso o cumprimento do prometido em prol do progresso da Covilhã não se venha a verificar. Mais que o “parecer” tem que ser o “ser”.
No entanto, uma estrela cintilou na cidade neste final de ano, despercebida, mas eficaz. Há longa data, já do tempo da anterior Câmara, que se apresentou o caso de dois irmãos, sobejamente conhecidos na cidade, a viverem numa casa (por sinal propriedade da edilidade!) desumana, a cair, sujeita a soterrar os dois habitantes. Por insistência, num trabalho árduo duma Conferência Vicentina da Cidade, a edilidade atual conseguiu, finalmente, depois de tanto batalhar, arranjar uma casa para os irmãos, em condições de segurança e humanas. O “Pinga” e o irmão já têm a sua casa. Consciencialização dos factos! Valeu a pena insistir.
Votos de um Feliz Natal para todos, e um 2015 com a esperança de melhores tempos.

(In "Noticias da Covilhã", de 18-12-2014)

Sem comentários: