19 de outubro de 2016

O COMBOIO CHEGOU À COVILHÃ HÁ 125 ANOS

A Covilhã comemorou esta efeméride no dia 6 de setembro com a recriação histórica do momento. Efetivamente, a viagem inaugural da Linha da Beira Baixa realizou-se a 6 de setembro de 1891, com a presença dos reis D. Carlos e D. Amélia.
Neste evento interessante foi também distribuída uma cópia do jornal publicado há 125 anos pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, à altura, António Pedroso dos Santos, intitulada “6 de Setembro de 1891”.
Transcrevo, por curiosidade histórica, parte da primeira página do jornal 6 de Setembro de 1891 – Covilhã, com a ortografia atual, a saber:
SUAS MAJESTADES
Exulta, em jubilosa festa, fremente de entusiasmo, a cidade dos Hermínios, ao receber por hóspedes os soberanos de Portugal: Suas Majestades El-Rei D. Carlos I, e a rainha, sua augusta esposa, D. Amélia d’Orleães.
(…) Romeiros da civilização, os régios visitantes vêm saudar e glorificar o maior acontecimento, que esta terra ainda presenciou, e o que mais intimamente se relaciona com o seu rápido e completo engrandecimento comercial e fabril.
Veem, ainda, apóstolos da beneficência, enxugar lágrimas, estancar misérias e trazer alívio a muitos dos que sofrem, fundando, sob a régia proteção, o novo hospital destinado a albergue dos doentes pobres e desvalidos.
Não é assim bela e nobre a interferência das Majestades nas festas populares?
Não é assim sublime o ofício de reinar?
A consciência pública, na sua justiça incorrutível, vai hoje responder a estas interrogações.
Um coro de milhares de vozes, exprimindo, uníssonas, os sentimentos briosos duma cidade leal, honrada e hospitaleira, levará até ao coração dos reis de Portugal a grata homenagem do mais afetuoso e expansivo acolhimento.
E perante o país, que comunga do mesmo credo, e que neste momento é solidário connosco nas afirmações de respeito e adesão à monarquia reinante, podemos formular, respeitosos, esta saudação:
“Sede bem-vindos hoje, como sereis sempre bem-vindos, ó monarcas lusitanos, ao alcáçar do trabalho, onde a lealdade e a fidelidade são brasão e fidalguia do povo beirão.
“Vele a Providência por vós, protela também a nação, que vos ama, para que as ambições desvairadas não arrastem em seu torvelinho a independência deste amado torrão, que nos foi berço comum, teatro de feitos heroicos de nossos avós.
“Salvé, Rei Português, Rei liberal, neto de heróis, protetor do trabalho e da indústria nacional!
“Salvé, Rainha de inegável bondade, mãe adotiva de todos os infelizes, sacerdotisa augusta da religião santa do amor e da caridade!”
Neste dia soleníssimo o povo covilhanense saúda e aclama com entusiasmo o Rei e a Rainha de Portugal, testemunhando-lhes a homenagem da mais afetuosa e leal dedicação.
A.     Pedroso dos Santos
E, na última página, estas efemérides covilhanenses, sob o título
DATAS MEMORÁVEIS CONCERNENTES À CIDADE DA COVILHÃ
1186: - No mês de setembro deste ano é outorgado o primitivo foral da Covilhã por El-Rei D. Sancho I.
1202 a 1206: - Nestes anos residiu o mesmo rei por várias vezes na Covilhã, e noutras terras que incessantemente percorria para prover de remédio aos males causados pela extraordinária fome, que assolou Portugal e outros países da Europa.
1207: - Em agosto deste ano achava-se o rei povoador em Covilhã, donde é datado o foral que concedeu a Souto.
1214: - É datada de Covilhã no dia primeiro de novembro deste ano a carta régia pela qual D. Afonso II concede aos Templários a herdade da Cardosa em que foi reedificada Castelo Branco.
1217: - No mês de novembro deste ano Afonso II, verosimilmente residente na Covilhã, confirma o foral que a esta terra outorgara seu pai.
1260: - El-rei D. Afonso III por carta de agosto deste ano manda estabelecer uma feira na vila de Covilhã, devendo ter lugar desde oito dias antes até oito dias depois da festa de Santa Maria de agosto.
1319: - Em 22 de dezembro deste ano El-rei D. Dinis outorga uma carta régia confirmando os privilégios, foros, usos e costumes do concelho de Covilhã, declarando na mesma que os juízes do mesmo concelho forneceram carne, pão, vinho e outras coisas não por foro nem por serviço, mas por mera hospitalidade.
1415: - São criados o ducado de Viseu e o senhorio da Covilhã por D. João I em favor de seu filho o glorioso infante D. Henrique, em galardão das gentilezas que praticara na tomada de Ceuta.
1453: - Em provisão de 2 de dezembro deste ano declara Afonso V que a Covilhã é uma das principais povoações de toda a Beira e que assim a reconheceram os reis seus antecessores.
1470: - Por alvará feito em Covilhã, aos 17 de julho deste ano, determina El-rei D. Afonso V o novo regimento dos cainhos (cunhos) das moedas de ouro e prata.
1471: - O mesmo monarca, por carta régia de 30 de junho deste ano, autoriza o infante D. Diogo a suceder no senhorio da Covilhã.
1489: - D. João II doa a seu primo o infante, depois rei, D. Manuel, o senhorio da Covilhã, vago pela morte de seu cunhado o infante D. Diogo.
1498: - Em provisão de 21 de fevereiro deste ano, declara D. Manuel que a vila da Covilhã é muito principal no conto das outras vilas do reino: fá-la por isso realenga e dá coroa para sempre, prometendo por sua real fé de nunca se dar o donatário não somente a particular mas ainda aos filhos do rei.
1510: - É datada de Santarém do dia primeiro de junho deste ano o segundo foral concedido à Covilhã por D. Manuel.
1573: - Ordena El-rei D. Sebastião, que na Câmara da Covilhã se conservem os padrões de panos.
1580: - O primeiro Filipe confirma os privilégios, liberdades e mercês que os reis antecessores haviam concedido à vila da Covilhã, por alvará de 12 de maio deste ano.
1637: - Motim popular na Covilhã contra as imposições do terceiro Filipe, em novembro deste ano. Forçam-se as portas do senado municipal, e queimam-se papéis ali encontrados. Prelúdios de 1640.
1638: - Filipe III indulta os criminosos, excetuando os cabeças de motim que foram justiçados.
1646: - Por alvará de 4 de setembro deste ano, El-rei D. João IV faz graciosas concessões à Câmara da Covilhã.
1673: - Por alvará do príncipe regente, depois D. Pedro II, datado de 28 de novembro deste ano, mandaram-se vir de Inglaterra cinco mestres para a real fábrica da Covilhã.
1710: - El-rei D. João V ordena neste ano que na vila da Covilhã se fabriquem todas as fardas para o seu exército.
1761: - El-rei D. José ordena neste ano a construção do grandioso edifício da nova fábrica real da Covilhã.
1833: - Laboram pela primeira vez nesta cidade as cardas e fiações mecânicas de lã.
1840: - Em portaria de 14 de fevereiro deste ano são aprovados os estatutos da Associação Fabril da Covilhã.
1864: - É criada uma escola industrial em Covilhã por decreto de 20 de dezembro deste ano. Não se executou.
1870: - Por decreto de 20 de outubro deste ano é a vila da Covilhã elevada à categoria de cidade.
1883: - Pela lei de 26 de abril deste ano foi o governo autorizado a construir o caminho-de-ferro da Beira Baixa, passando por Castelo Branco, Fundão e proximidades da Covilhã.
1884: - Por decreto de 4 de janeiro deste ano é instituída a Escola Industrial – Campos Mello – em Covilhã.
Por decreto ditatorial de 31 de outubro de 1884 é reorganizado o exército e colocado em Covilhã o Regimento de Infantaria 21.
1887: - Por portaria de 28 de julho deste ano é aprovado o projeto da linha férrea da Beira Baixa até à estação da Covilhã no sítio denominado a Corredoura.
1891: - É inaugurado o caminho-de-ferro da Beira Baixa, de Abrantes à Covilhã, e é visitada esta cidade por S. M. El-Rei o Senhor D. Carlos I e por S. M. a Rainha D. Amélia d’Orleães no dia 6 de setembro deste ano.

                                                            Valério Nunes de Morais.

(In "O Olhanense", de 15-10-2016)

Sem comentários: