15 de março de 2012

Fórum "O Futuro do Jornalismo" realizado na Universidade da Beira Interior

Foi um sucesso o fórum de hoje, sobre “O Futuro do Jornalismo”, realizado na Universidade da Beira Interior, coordenado, a nível nacional, pelos jornalistas Adelino Gomes e José Bizarro.
 As boas-vindas e apresentação do projeto ficou a cargo dos professores doutores João Canavilhas (organização local) e Paulo Serra (Presidente da Faculdade de Artes e Letras).
A mesa 1, com o desenvolvimento do tema “O Jornalismo é diferente de outras formas de comunicação?” foi constituída por um aluno de jornalismo, da UBI, que apresentou o tema; pela professora doutora Anabela Gradim (presidente do Departamento de Comunicação e Artes) e pelo Dr. Luís Batista Martins (director do Jornal “O Interior” e “Interior TV”, da Guarda).
A mesa 2, com o desenvolvimento do tema “Que princípios e valores essenciais devem ser preservados no next journalism?” foi igualmente constituído por um aluno, que apresentou o tema; pelo professor doutor José Ricardo Carvalheiro (director da licenciatura em Comunicação Social) e pelo Dr. Fernando Paulouro, director do Jornal do Fundão.


A mesa 3, com o desenvolvimento do tema “Jornalismo e Cidadania” não teve a presença do aluno, mas intervieram o Professor Doutor João Carlos Correia (coordenador do projecto Labcom Media Cidadania e Proximidade) e João de Jesus Nunes, cuja palestra desenvolvi na qualidade de cidadão perante o jornalismo.
O professor doutor João Canavilhas, que me fez o convite em nome da UBI, participou e coordenou em todas as mesas.
Estiveram presentes perto de 100 pessoas inicialmente e 13 jornalistas.
O jornalista, sobejamente conhecido a nível nacional, e nesta qualidade coordenador, Adelino Gomes, que nas fotos se encontra a meu lado enquanto não fui para a mesa, ia intervindo e incitando os alunos na participação com perguntas.
Embora com algum receio porquanto foi a primeira vez que me vi envolvido numa participação de âmbito académico, e de jornalismo, sem possuir esses dotes, tive o prazer de ver o meu trabalho, apresentado em powerpoint, com grande sucesso, e atenção por parte de todos (alguns risos face a alguns casos que apresentei), chegando o jornalista Adelino Gomes a pedir-me para lhe enviar os testemunhos dos vários cidadãos, cujos elementos apresentei no powerpoint, mas que não puderam ler na totalidade, por serem extensos. Achou interessantíssimo esse trabalho, e desejava integrá-lo nas recolhas que vem fazendo por todo o País.




É exactamente nesta parte que eu quero agradecer, mais uma vez, a todos quantos colaboraram comigo, com as suas achegas.

Sem comentários: