19 de maio de 2014

“TRIBUNA DESPORTIVA” - SEMANÁRIO DESPORTIVO REGIONAL DE ELEIÇÃO

Duas décadas a manter-se de pé, sem interrupção, ao serviço do desporto regional, é obra! Sim, Senhor, incontestavelmente, entre ventos e marés, a “Tribuna Desportiva” tem sabido granjear a simpatia e aderência dum público de afeição pelo desporto desta região da Beira Interior.
Tive o prazer de, nos seus primórdios, ainda que duma forma efémera (anos 1995 e 1996), ter podido colaborar nas suas páginas, com os títulos “Ao Virar da Página” e “Vultos do Desporto d’Outrora”.
Mas o que me trás a este apontamento não são as memórias, e muito menos qualquer saudosismo retrógrado, mas tão só a justiça que é de enaltecer, em tempos de forte crise, o trabalho de excelência dos obreiros deste semanário, reflectida nos seus 1000 números atingidos na última edição, sendo, desta forma, indubitavelmente um semanário de eleição.
E afirmo-o categoricamente, porque são os homens da pena, ou melhor, da gravação in loco, nos eventos, e da máquina fotográfica, na objectiva da oportunidade, da ”Tribuna Desportiva”, como também na pessoa do seu director, Pedro Martins, que, não abandonando precocemente o local desses mesmos eventos, quer sejam encontros desportivos quer assembleias gerais, por exemplo, quer ainda várias celebrações comemorativas, conseguem dar notícia global do que ali se passou. É que, quando, por vezes, decisões importantes ou curiosas ficam para último, na sua generalidade outros órgãos da comunicação social já deram o fora porque lhes bateu à porta o enfado do prolongamento para além do desejável. E, assim, notícias marcantes ficaram omissas ou no segredo dos deuses.
E é nestas situações comportamentais, em termos de estar com a notícia global, que se proporcionam as futuras pesquisas para as estórias que vão inserir-se na história.
Depois, é todo o mundo de resultados e os comentários possíveis de todas as categorias de encontros, das várias modalidades, de âmbito nacional repercutido nesta região, ou distrital, “dando voz a todo o desporto do distrito de Castelo Branco” e a “todo o desporto da Beira Interior”.
E é pela leitura do futebol juvenil que muitos, como eu, vão buscar as informações que desejam dos seus “meninos” e também o gosto de ver noutras modalidades, como o atletismo, os nomes dos filhos e netos, algumas vezes nos respectivos pódios.
Por outro lado, também alguma frustração (mas disso não tem culpa a “Tribuna Desportiva”) ao ler resultados de golos sofridos, num total de 152, contra 13 marcados..., mas isto é que é o fidedigno da informação.


Aqui fica o meu apreço com os votos de longa vida ao serviço do desporto regional.

(In "Tribuna Desportiva", de 19/05/2014)

Sem comentários: