Não se trata daquele conhecido
inseto de que todos fugimos mas tão só do nome de uma linda jovem cujo rosto
andou nos bolsos de todos os portugueses, muito antes de se falar no euro,
salientando-se nas moedas de 5 escudos e 50 centavos.
Pois bem, em 1910, com 18 anos
(outros referem 16) – Hilda Pulga de seu nome, natural de Arraiolos, onde
nasceu em 1892, serviu de modelo para o Rosto da República, ao escultor Simões
de Almeida, sempre sob o olhar atento da mãe.
Foi ela que posou para o busto
da “República”. Um seu familiar veio a saber que a senhora foi para Lisboa
muito jovem, com os seus 10 a 13 anos, e que “as fomes daquela altura”, no
Alentejo, que “eram muito grandes”, terão motivado a sua mudança para a capital,
exercendo a profissão de costureira.
A sua vida foi repleta de
aventuras. Ela, que consta ter sido profundamente monárquica, muito católica e
reacionária, aceitou o pedido do escultor, por amor ao País. Hilda trabalhava
numa camisaria na Rua Augusta, na Baixa de Lisboa. Estava a fazer uma entrega
quando se cruzou com o escultor, que lhe achou graça, vendo nela o rosto cheio
de beleza e o ideal para o trabalho que pretendia executar, convidando-a assim
para sua modelo. Como Hilda era menor de idade, Simões de Almeida teve de pedir
autorização à mãe dela, que lhe impôs duas condições: ela própria teria de
estar presente nas sessões; e a filha teria de posar vestida. No entanto o
busto do escultor mostra uma mulher de amplo decote, com o pescoço e os ombros descobertos,
o peito envolto por um manto com a esfera armilar ao centro e a cabeça coberta
por um barrete frígio. Mas Hilda jurou que só tinha desabotoado um botão da
camisa e que o escultor apenas lhe moldava o rosto.
O pai de Hilda era um homem
abastado, proprietário da fábrica de tijolos da praça de Touros do Campo
Pequeno, em Lisboa. Um revés nos negócios obrigou-o a vender a fábrica, e
atraído pelo negócio da borracha, rumou para a Amazónia peruana, onde veio
reunir a mulher e os cinco filhos, erguendo um armazém geral. Lá foi Hilda, a
mãe e os quatro irmãos, numa longa viagem de três meses, de Lisboa para Belém
do Pará, de “vapor, barco e piroga”. Após três anos felizes na Amazónia, o pai
adoece, tendo que regressar a um clima temperado, a conselho médico. A família
Pulga regressa a Lisboa mas o pai não aguenta a viagem e morre a bordo, ao
largo de Cabo Verde, sendo o funeral feito no mar.
Surge a miséria na família,
sem o sustento necessário. Hilda Pulga dedicou-se à costura e nunca deixou de
costurar a vida toda, até aos 96 anos: “lençóis, toalhas, fardas de empregada,
crochet”, ocupando-se muito em leituras. Antes dos 30 anos teve um primeiro
cancro, e, na mesma altura, casou-se com um jornalista, cujo matrimónio durou
somente dois meses. Apesar de muito católica, pediu o divórcio em 1932 (ainda
antes da Concordata ser assinada em Portugal). Voltou a casar-se e nunca teve
filhos, criando uma sobrinha. Aos 77 anos optou por ir para um lar,
remetendo-se à clausura total. Faleceu com 101 anos, em 1993.
Com a implantação da
República, foram modificados os símbolos nacionais: a bandeira, o hino nacional
e o busto. Este símbolo – o busto da República – sendo a representação de uma
ideia, é expresso de forma icónica através do busto de uma mulher, ostentando
um barrete frígio. A imagem teve como inspiração a obra “A Liberdade guiando o
Povo”, pintada em 1830 pelo francês Eugene Delacroix. Esta imagem da República
é uma herança da Revolução Francesa (1789) e dos seus ideais, nomeadamente a
liberdade, a fraternidade e a igualdade. Em Portugal, esse símbolo nasceu em
meados do ano 1908, em pleno período de forte descontentamento e de grande
agitação popular, no ano em que teve lugar o regicídio, ou seja, dois anos
antes da vitória definitiva da República. Foi assim que um grupo de
republicanos portugueses, liderados pelo Presidente da Câmara Municipal de
Lisboa, Braamcamp Freire e pelo arquiteto e vereador municipal, Ventura Terra,
resolveram abrir concurso para que fosse elaborado um busto de mulher que, à
boa maneira francesa, fosse um símbolo que facilmente a generalidade do povo
português, fortemente marcado por iliteracia, pudesse compreender. E assim
surgiu a alentejana Hilda Pulga, que, com todos os preconceitos que existiam,
no início do século XIX, era preciso ter muito arrojo para posar para um
artista e Hilda teve essa coragem. Durante um mês, Hilda Pulga posou duas horas
por dia para que se concretizasse o busto…Foi obra!...
O busto oficial da República
foi escolhido num concurso nacional promovido pela Câmara Municipal de Lisboa
em 1911, do qual participaram nove escultores. É da autoria de Francisco dos
Santos e está exposto na Câmara Municipal. Existe no entanto outro busto que
foi adotado como o rosto da República, da autoria de José Simões de Almeida,
embora tivesse ficado em segundo lugar no concurso, e criado em 1908.
Hilda Pulga foi a jovem, de carne e osso, que corporizou a República.
João de Jesus Nunes
(In “Notícias da
Covilhã”, de 17-02-2022)
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