30 de janeiro de 2014

CONSELHO CENTRAL DA GUARDA Conselho de Zona da Covilhã A GRANDE VISIBILIDADE DAS CONFERÊNCIAS

É indubitável que o trabalho das Conferências de São Vicente de Paulo passou a ter um grande protagonismo, alheio a qualquer intenção própria dos vicentinos que, duma forma geral, procuram desempenhar as suas funções de assistência aos necessitados dentro do espírito de Caridade, e, por isso, rejeitando, tanto quanto possível, eventuais aparatos.
Só que, a força das necessidades, cada vez mais prementes; com a redução de bens alimentares, e, principalmente, dos valores do saldo para satisfazer despesas de água, luz, rendas de casa, medicamentos, e outros; face à avalancha de pedidos, muitos deles que já não nos causam estranheza, devido à proveniência de pessoas que outrora tiveram uma vida desafogada; obrigam a um esforço de todos os membros, desdobrando-se na criatividade para arranjar meios de fazer face às despesas, cada vez mais em
crescimento.
São as exposições-venda, os sorteios de rifas de Natal, os peditórios e a participação em espetáculos de solidariedade, para além dos avisos do assistente eclesiástico, nas Eucaristias, assim como a procura de benfeitores, e donativos, que levam ao surgimento de uma onda de solidariedade em várias áreas da Cidade e de algumas zonas da região.
Por via da Comunicação Social, onde a imprensa escrita, com reportagens e notícias, também tem grande impacto, leva ao aparecimento de boas
vontades, então pelo grande impacto que existe na Internet.
Assim, no ano findo de 2013, teve este Conselho de Zona boas ajudas em encontrar soluções para carências específicas de cada necessitado, nomeadamente no que concerne a algum mobiliário e eletrodomésticos, assim como determinados enxovais ou leite infantil.
Evidentemente que o trabalho dos vários vicentinos, das várias Conferências deste Conselho de Zona, desdobrado pelos muitos contactos com a Segurança Social, empresas de água e eletricidade, assim como autarquias e a Câmara Municipal, implicitamente dão lugar à atenção no campo solidário.
Algumas instituições, clubes e associações se têm disponibilizado autonomamente ou em colaboração com as Conferências da Cidade no sentido de ajudarem, mormente com géneros alimentares.
E assim organizaram campanhas a favor de obtenção desses bens, e, mormente por ocasião da época natalícia, também a oferta, nas instalações de alguns, com jantares de Natal para os necessitados e famílias.
Durante o ano pudemos contar com a solidariedade, sempre com peculiar sorriso nas suas mentes, do “Grupo SER – Ser Especialmente Responsável” que tem como lema “ajudar sem esperar nada em troca”, através da Internet, com mais de 300 membros, que, bem depressa se organizaram no pedido de bens específicos.
E daqui nasceu uma grande campanha do leite, com a distribuição de 2000 litros, onde o Grupo de Motards da Covilhã e Fundão tiveram grande ação; assim como várias instituições e empresas que fizeram a sua entrega simbólica do leite, no VI Encontro de Voluntários do Centro Hospitalar Cova da Beira que decorre
u no auditório do Hospital Pêro da Covilhã.
Já depois desta onda solidária surgiram outras partilhas, como da Sala das Tartarugas do Infantário da Santa Casa da Misericórdia – Infantário 2, com alguns cabazes de Natal, desta vez para a Conferência de Nª Sª da Conceição da Covilhã e Banco Alimentar, numa iniciativa da Associação de Pais; também os Lions Cova da Beira, e a A.D.C – Águas da Covilhã, EM, para além dum espetáculo solidário da Claque Leões da Serra, e, como já referimos, a Câmara Municipal da Covilhã e a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, e a empresa Modatex.
Pensamos, contudo, que a nível da maioria dos dadores, quer sejam instituições ou empresas, se deveriam abster da quase obrigatoriedade da sua notoriedade, por via das fotos e notícias inseridas na Comunicação
Social.
Pela parte dos Vicentinos, como não há mãos a medir, todos se desdobram pelas várias tarefas, seja na visita, cada vez maior, aos pobres, na procura de conseguir soluções para resolver casos urgentes, e não só, nas reuniões semanais das Conferências respetivas e, algumas vezes, em colaboração com outras, assim como na recolha e distribuição dos géneros do Banco Alimentar.
O aspeto espiritual de todos os vicentinos também tem estado presente, como foi a recoleção espiritual, que, apesar do muito frio, reuniu alguns elementos num dos salões da Igreja de S. Tiago, onde estiveram também alguns Presidentes das Conferências deste Conselho de Zona.
Também muitos vicentinos do Conselho de Zona da Covilhã se reuniram num Jantar de Natal, onde esteve presente, para além da Direção, também o Presidente do Conselho Nacional, Correia Saraiva, que, ainda nessa noite, teve que se deslocar para Lisboa.
Vamos continuar a trabalhar durante este ano de 2014, na obra da Sociedade de São Vicente de Paulo, em prol dos cada vez mais carenciados.
Assim Deus nos ajude.


João de Jesus Nunes

(In "Boletim Português da Sociedade de São Vicente de Paulo - Ano 108 - N.º 1  -  janeiro 2014)

Sem comentários: