19 de outubro de 2017

1.º ENCONTRO DE ANTIGOS MORADORES DE DUAS RUAS DA COVILHÃ

Já há algum tempo que os covilhanenses; num aumento considerável de adesões, nostálgicos dos tempos da sua vivência entre os vizinhos e amigos de outros tempos, da infância à juventude, e não só, todos nós mortais, mas na réstia de encontros dos ainda vivos; se vêm avivando no gerar de encontros de amizade. É que, de facto, a amizade é uma verdadeira festa.
Já conhecemos os célebres convívios das “Amigas da Travessa do Viriato”, que contam já com o 6.º encontro.
Desta vez, coube a iniciativa de Manuel Valentim, da Rua Vasco da Gama, estender o convite de colaboração ao José Proença Mendes, da Rua do Serrado (diga-se, moradores de outros tempos) e, vai daí, a realização no passado dia 14 de outubro, de um interessante 1.º Encontro de Antigos Moradores das Ruas Vasco da Gama e do Serrado, na Covilhã.
Os mais de sessenta presentes neste encontro, alguns deslocando-se propositadamente de Lisboa, Vila Franca de Xira e outros locais, deram, ao mesmo, sãos momentos de franco convívio, reforço de velhas amizades, memórias contadas de momentos de saudade de tantos que há muito não se viam.
Após a receção no Largo das Forças Armadas (também conhecido por Largo de São João de Malta), foi a visita à Igreja de São João de Malta, paróquia de S. Pedro, onde muitos dos presentes frequentaram a Catequese e ainda se recordavam das “senhas” que o então pároco, Padre José Domingues Carreto, entregava às crianças, após a missa, as quais, pelo Natal, serviam para trocar por peças de vestuário e calçado, no então Salão Paroquial, sediado na cave da Igreja.
Seguiu-se um cortejo, a pé, uns; outros de automóvel; pelas ruas já referidas, para desfrutar de novas paisagens e recordar resquícios do que era anteriormente, tirar fotografias até que foi a altura do almoço-convívio num restaurante do Sul destas ruas.
E, assim, saiu a exigência de um 2.º Encontro para o próximo ano, se Deus quiser.

João de Jesus Nunes
jjnunes6200@gmail.com

(In "fórum Covilhã", de 17/10/2017; "Notícias da Covilhã", de 19/10/2017; "Jornal do Fundão", de 19/10/2017; e  "O Olhanense", a publicar em 01/11/2017)


Sem comentários: